Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (8), por unanimidade, a criação do quadro próprio dos servidores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A proposta foi aprovada em terceira discussão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e segue, em caráter de urgência, para votação da redação final na próxima segunda-feira (13).
Todos os 48 deputados reunidos votaram a favor. A aprovação era uma reivindicação antiga dos servidores do Detran-PR e foi motivadora de diversas greves da categoria, entre elas a última, que ocorreu entre o fim de fevereiro e início de março, junto com demais movimentos grevistas que pressionaram o Palácio Iguaçu – como os professores das escolas públicas, servidores das universidades estaduais e servidores da saúde.
Com a criação do quadro próprio, os funcionários da autarquia passam a integrar as seguintes funções, segundo o Detran-PR: analista de atividades de trânsito, técnico de atividade de trânsito e auxiliar de atividades de trânsito.
De acordo com a secretária do Sindicato dos Servidores do Detran no Paraná (Sisdep), Silvia Penerotti, o sindicato acompanhou os encaminhamentos do projeto de lei que cria a carreira dos funcionários e tudo ocorreu conforme o previsto pelos servidores. “Somente uma função foi retirada e não foi criada por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas tudo ocorreu bem. Era o que reivindicávamos”, diz.
Depois da aprovação na redação final, o projeto ainda segue para ser sancionado pelo governador Beto Richa (PSDB). O quadro de funcionários entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, o que será feito após a sanção do governador.