A criação da 5.ª Companhia Independente de Polícia Militar (PM), em Umuarama, região Noroeste do Paraná, foi aprovada em primeira discussão pela Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira (17), em Curitiba.
A nova unidade operacional da PM prestará atendimento a Umuarama e região, dividindo a atual área do 7.º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em duas circunscrições territoriais, ficando uma, sob a responsabilidade do 7.º BPM e a outra, ao encargo da nova unidade. Hoje, o 7.º BPM é responsável pelo policiamento em 25 municípios da região, contando para isso com um efetivo de 325 policiais militares.
O projeto será votado em, pelo menos, mais uma discussão e em redação final. Assim que aprovado, na próxima semana, a criação da companhia segue para sanção do governador Roberto Requião (PMDB).
Para a criação da 5.ª Companhia será necessária a criação de 113 vagas de cabo a major. O seu preenchimento decorrerá, segundo o projeto, somente de promoções internas. Também será necessário incluir 143 novos soldados. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o projeto tem o custo estimado em R$ 267.123,63 mensalmente. A inclusão de soldados ocorrerá de maneira gradual, conforme a disponibilidade financeira do estado.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora