Sindicatos de professores e funcionários das universidades estaduais do Paraná começam de hoje até quarta-feira uma série de assembleias. Eles discutem as propostas apresentadas pelo governo do estado para tentar encerrar as greves nas sete instituições.
Um dos pontos mais polêmicos e que deve fazer as greves serem mantidas é a proposta de mudar as regras da Paranaprevidência. Dirigentes dos sindicatos acreditavam que o governo não iria mais propor mudanças no fundo previdenciário, mas à Gazeta do Povo Beto Richa (PSDB) admitiu, em entrevista publicada ontem, que deve enviar ainda em março um novo projeto sobre o tema à Assembleia Legislativa. O governador disse que o assunto será discutido amplamente com os servidores antes que o texto final seja enviado à votação.
Os docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vão se reunir para uma assembleia do comando de greve no dia 4. Já a assembleia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) ocorre hoje. Na Unioeste, uma avaliação das propostas do governo também ocorre hoje, mas o calendário da instituição já foi até suspenso. Nessas quatro instituições os diretores sindicais garantem que há quase 100% de chance de a greve prosseguir.
Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a assembleia ocorre hoje e há uma tendência de suspensão do movimento, embora seja necessário aguardar a votação, conforme apontou um dirigente. O sindicato dos representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também preferiu não adiantar o resultado mais provável da assembleia, marcada para hoje. Mas a entidade relata que os servidores estão desconfiados das intenções do governo após terem lido a entrevista de ontem do governador na Gazeta do Povo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora