Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bloqueio

Assentados de Quedas do Iguaçu pressionam por audiência

Trabalhadores rurais do assentamento Celso Furtado, antiga Fazenda Araupel, em Quedas do Iguaçu, no Sudoeste do estado, fizeram um protesto em frente à prefeitura do município, na segunda-feira (4), para reivindicar audiência com órgãos do governo. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), cerca de 500 manifestantes participaram da mobilização. Para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o número não passou de 200. Desde a última quinta-feira, o grupo bloqueia os quatro acessos ao assentamento.

Os trabalhadores reivindicam a execução imediata de um plano de manejo, por meio do qual serão definidas as regras para a exploração dos lotes de reflorestamento e a liberação de pelo menos dois hectares para o plantio. Eles alegam que não podem plantar na área, mesmo passados dois anos da criação do assentamento. Para resolver o impasse, querem se reunir com o Incra, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério Público.

A situação é delicada porque o assentamento tem uma reserva de araucária, pínus e eucalipto. Em toda área há pelo menos 973 assentados. O Incra informou, por meio da assessoria de imprensa, que a audiência está agendada para a semana que vem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.