O governo do estado autorizou nesta quarta-feira (17) a liberação de R$ 3,2 milhões, através de um convênio com a prefeitura de Morretes, para a reconstrução de sete pontes danificadas pelas chuvas ocorridas em março de 2011. As obras ficarão sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
A parceria prevê obras nas pontes sobre os seguintes cursos d'água: Rio Sagrado (25 metros de extensão); Rio Bom Jardim (15 metros); Rio Canhembora (20 metros); Rio Morro Alto I (10 metros); Rio Morro Alto II (15 metros); Rio Morro Alto III (15 metros); e Rio Pindaúva (15 metros).
"Por causa da burocracia do governo federal e também da falta de certidão de algumas prefeituras do Litoral, a obra foi liberada agora. A ordem é acelerar o processo e entregar as pontes o mais rápido possível", disse o governador Beto Richa em nota publicada pela Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado.
De acordo com o executivo estadual, as pontes devem ser entregues em quatro meses, após o início das obras. A data de início da reconstrução das pontes, no entanto, não foi informada. Uma fábrica de vigas deve ser erguida na região para facilitar o trabalho, já que algumas pontes ficam em locais mais isolados.
Investimentos
De acordo com o governo do estado, mais de R$ 22 milhões foram investidos em obras emergenciais no Litoral do estado para reparar danos provocados pelas chuvas, principalmente na recuperação de vias, recomposição de rios e reconstrução de moradias.