A Gazeta do Povo realizou nesta quarta-feira (26) o quarto Papo com a Redação, evento em que o jornal abre as portas para que seus assinantes conheçam o dia-a-dia de seus profissionais.
Nesta edição, o tema do encontro é a cobertura de assuntos ligados à infância. Os convidados são o repórter especial Mauri König, autor de diversas séries de reportagens sobre exploração de crianças e adolescentes e vencedor de mais de 20 prêmios jornalísticos, entre eles o Esso, Embratel e Vladimir Herzog, e a jornalista Paola Carriel, presidente da Central de Notícias dos Direitos da Infância e da Adolescência (Ciranda), em Curitiba.
Os jornalistas abriram o debate falando da evolução pela qual passou a cobertura dos temas da infância pela imprensa. Eles destacaram que, desde a Constituição de 1988 e, principalmente, elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a proteção à infância entrou na pauta dos jornais fora das páginas policiais.
König explicou que problemas como a exploração sexual e o abandono de crianças e adolescentes ocorrem em todos os cantos do país, como ele constatou em séries de reportagens em que ele percorreu o Brasil de Norte a Sul. "Há uma certa frustração porque nem sempre as autoridades dão a resposta adequada ao que mostramos no jornal. Mas tenho alguns exemplos em que mudamos uma realidade através de reportagens investigativas", contou.