A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) disse que a representação apresentada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, ao Ministério Público Federal (MPF) contra suposta atuação irregular da ANMP junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) é mais uma “tentativa de censura” e que o ministro age "como um ditador".
De acordo com os peritos médicos, Lupi “pretende conquistar o monopólio do discurso e da ‘verdade’ e, como um ditador, decidir sozinho o que os médicos e suas entidades representativas podem dizer e fazer”.
Na quinta-feira (25), o ministro Carlos Lupi entrou com um pedido para que o MPF no Distrito Federal investigue membros do CFM que estariam permitindo o uso irregular do órgão para apoiar supostos interesses particulares da ANMP.
Segundo a representação, "indícios levam a crer que o CFM está sendo utilizado para beneficiar, indevidamente, a associação.
Na representação, o Ministério da Previdência cita a oposição da ANMP ao Atestmed, um sistema online que dispensa a perícia presencial para concessão do auxílio-doença.
A pasta contesta um parecer do CFM que afirma que o Atestmed desrespeita leis e pode causar "inarredável prejuízo" aos cofres públicos e à sociedade.
Para a pasta, o parecer do CFM “distorce as premissas fáticas para, deliberadamente, chegar a uma conclusão favorável à tese da ANMP".
No pedido de investigação, Lupi ainda diz que a ANMP tem agido com “postura abertamente persecutória” e “tenta espalhar o medo entre os médicos que ocupam cargos de gestão” por ter, segundo o ministro, denunciado mais de 30 médicos aos conselhos de ética dos conselhos regionais de medicina.
Em nota enviada à Gazeta do Povo, a ANMP disse que “essa é a quarta tentativa do ministro Lupi em calar, censurar e criminalizar o regular exercício das prerrogativas constitucionais da ANMP, especialmente no que se refere ao direito de manifestar suas críticas em relação às políticas adotadas pela Administração Pública e à obrigação de proteger os Peritos Médicos Federais”.
“Agora, Carlos Lupi busca provocar o Ministério Público Federal (MPF) para que seja adotada alguma medida que impeça a ANMP de expor os ataques contra a Perícia Médica Federal e de defender os seus associados junto ao CFM, que é justamente o único órgão competente para regulamentar e fiscalizar o exercício da Medicina no país”, diz outro trecho da nota.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião