A quantidade de veículos com placa branca e vermelha (cores do Paraguai) em Foz do Iguaçu e cidades da região desagradam os comerciantes locais. Eles argumentam que a fácil aquisição de carros e motos no país vizinho prejudica não só revendedoras brasileiras, mas o próprio governo e a população de modo geral. Além de burlar os impostos de importação, os proprietários não precisam pagar tributos como o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e usam o serviço de resgate médico (Siate) e leitos hospitalares em caso de acidentes.
A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi) defende a criação de uma legislação de fronteira para regulamentar o uso dos automóveis. "Quem tem direito usa, quem não tem não usa", afirma o diretor de Comércio Exterior da entidade, Mário Camargo. Ele diz ser necessária uma regulamentação porque há casos atípicos como, por exemplo, de funcionários brasileiros que trabalham em empresas paraguaias e ficam com os carros para usar em Foz do Iguaçu, onde pernoitam. Para Camargo, é preciso deixar claro quem tem o direito de circular com veículos estrangeiros.
Particular
O auditor-fiscal da Receita Federal, Ivair Hoffmann, explica que, para o órgão, se a pessoa mora no Brasil, ela não pode usar carro estrangeiro. "Se o veículo fica na garagem em princípio é da pessoa, é particular", salienta. Ele diz que há casos em que o carro de particulares fica em nome de empresas. A questão ainda não está esclarecida porque a própria Justiça já deu ganho de causa para proprietários que tiveram carros apreendidos pela Receita.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora