Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Susto

Ataque de abelhas fere sete pessoas e mata cachorro

No início da noite, bombeiros queimam a colméia para exterminar os insetos | Henry Milleu/Gazeta do Povo
No início da noite, bombeiros queimam a colméia para exterminar os insetos (Foto: Henry Milleu/Gazeta do Povo)

Ponta Grossa - Um enxame de abelhas atacou ontem sete pessoas e quatro cães no Jardim Paraíso, em Ponta Grossa. Pelo menos um dos cachorros morreu em conseqüência dos ferimentos. Os outros estão desaparecidos. Seis moradores, entre eles um menino de 9 anos, e um bombeiro foram encaminhados para os hospitais da cidade.

Por volta das 7h30 da manhã, Terezinha dos Santos foi cortar a grama do jardim da casa da mãe, Casemira Gulchinski, de 82 anos. O barulho da máquina alvoroçou as abelhas. Após o primeiro ataque, Terezinha se escondeu em casa e ficou com todas as janelas fechadas. Como as duas precisavam sair, olharam pela janela e viram que as abelhas não estavam mais agitadas, mas, quando estavam a cerca de 100 metros da casa, o enxame as atacou. Vizinhos tentaram ajudar, mas eram também picados. Todas as vítimas passam bem.

Segundo a especialista em insetos Ivana de Freitas Barbola, que é professora no curso de Biologia na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em meados do século passado foram trazidas ao Brasil subespécies africanas, que produzem mais mel que as européias, mas são muito agressivas. O cruzamento entre as duas variedades também resultou em abelhas agressivas. Ao serem mortas, elas exalam um cheiro que avisa as outras que estão sendo ameaçadas, por isso o grupo ataca.

O Corpo de Bombeiros isolou a rua durante todo o dia, proibindo o tráfego de veículos e mantendo as pessoas em casa. A situação foi contida apenas na noite de ontem, quando a colméia foi queimada. "Quando ocorrerem problemas com abelhas, o morador deve procurar um apicultor para a retirada, pois apenas em situações graves como essa é feito o extermínio dos insetos", alerta o sargento Paulo da Silva.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.