Forças americanas e afegãs afirmaram que ataques aéreos sobre uma remota área no leste do Afeganistão destruíram nesta terça-feira (2) uma emissora de rádio operada pelo grupo extremista Estado Islâmico.
De acordo com um militar do Exército dos Estados Unidos, a rádio “Voice of the Caliphate” ficava próxima à fronteira com Paquistão. Ao menos 21 jihadistas teriam morrido durante a ofensiva, incluindo cinco funcionários da estação.
Em um comunicado oficial, o coronel americano Mike Lawhorn, porta-voz da missão EUA-Otan no Afeganistão, disse que “as forças americanas realizaram dois ataques aéreos contra o terrorismo no distrito de Achin, na província de Nangarhat”. Ele não oferece mais detalhes.
A estação de rádio transmitia ilegalmente mensagens do Estado Islâmico, fazendo ameaças aos jornalistas na capital paquistanesa Jalalabad e recrutando jovens para a sua causa. Autoridades afegãs acreditam que a rádio, que foi criada no fim de 2015, operava a partir de equipamentos móveis que apresentava dificuldades em ser rastreada.