Cerca de 300 presos devem deixar as delegacias de Paranaguá, Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná com destino ao Complexo Penal de Piraquara até o dia 30 deste mês, segundo a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
A medida foi anunciada nesta sexta-feira (16), em Guaratuba, no lançamento da Operação Verão, pelo governador Beto Richa. A partir de janeiro, somente os presos em flagrante devem permanecer nas delegacias do litoral, durante a fase de investigação policial, e assim que o juiz receber a denúncia apresentada pelo Ministério Público, eles também serão imediatamente transferidos para Piraquara. A medida, segundo o governo, é para desafogar as delegacias, que estão superlotadas. Os policiais que custodiavam esses presos também serão liberados assim que a transferência for realizada e passarão a atuar nas ruas, para aumentar a segurança pública.
Situação
Em janeiro deste ano, a 1ª Subdivisão Policial (SDP) custodiava 702 presos. Atualmente, são 329 e, agora, mais de 300 presos passarão para a custódia da Secretaria de Justiça, segundo o governo.
A Defensoria Pública do Paraná fez um levantamento nas cidades de Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá e constatou que cerca de 10% dos detentos poderiam estar em liberdade. Em Matinhos, são 38 presos nessa situação. Em Pontal, são 24.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião