Estão faltando roupas, cobertores e lonas para doar às famílias desabrigadas em virtude da tempestade que caiu em Guaratuba, no litoral do estado, na manhã de sábado. As lonas distribuídas pelos bombeiros acabaram ainda no sábado, deixando milhares sem ajuda. No domingo, chegaram lonas de Santa Catarina, mas ainda em número insuficiente.

CARREGANDO :)

O trabalho para pôr tudo em ordem foi duro nas casas atingidas. Muitas pessoas ficaram somente com a roupa do corpo. A chuva de granizo de sábado de manhã deixou mais de 2,5 mil casas danificadas. Foram apenas cinco minutos de tempestade. Em várias regiões, nenhuma casa escapou de ser destelhada.

Tijucas do Sul

Publicidade

Os moradores de Tijucas do Sul, a 60 quilômetros de Curitiba, também enfrentam dificuldades. Nesta segunda, os estudantes da cidade não puderam ter aulas, pois as escolas estão servindo de abrigo para mais de 500 famílias vítimas do vendaval. Como mostra uma reportagem do ParanáTV, funcionários da prefeitura de Tijucas do Sul passaram o domingo visitando as casas mais atingidas e entregando roupas, cobertores e alimentos.

Em algumas escolas foram montados postos de atendimento para distribuição de refeições e também para cadastrar as famílias mais pobres. A prefeitura calcula que serão necessárias cerca de 40 mil telhas para recuperar os estragos em todo o município. A prefeitura de Tijucas do Sul decretou situação de emergência e informou que já pediu ajuda ao Governo Estadual.

Avaliação

De acordo com avaliação feita esta manhã pela Defesa Civil do Paraná, as chuvas de granizo e o vendaval deste fim de semana causaram estragos em nove municípios. Os mais afetados foram os de Guaratuba, onde 3.021 famílias foram cadastradas. No município de Tijucas do Sul são 387 cadastrados e em Mandirituba, 200.

Meteorologia

Publicidade

Não há previsão de chuva para os próximos dias, de acordo com o meteorologista Cezar Duquia, do Simepar, devido a uma massa de ar frio e seco atinge a região. A massa, porém, possibilita a formação de geadas na maioria das regiões paranaenses.

Em Palmas, no Sul, a temperatura chegou a -2,2ºC nesta madrugada e em Guarapuava, os termômetros marcaram -0,5ºC. Em Curitiba, a mínima foi de 5ºC.

Veja as imagens do estrago causado pelo forte vendaval do fim de semana