Após o sorteio que definiu os times que jogarão durante a Copa do Mundo de 2014 em Curitiba, ativistas a favor dos direitos da população LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) começaram a planejar uma série de manifestações para os dias das partidas na capital.

CARREGANDO :)

Em um evento criado no Facebook, os manifestantes preparam uma "Parada LGBT" em Curitiba no dia 26 de junho de 2014, na Boca Maldita, às 13 horas – nesta data, Rússia e Argélia se enfrentarão na Arena da Baixada, a partir das 17 horas. Até as 17 horas deste domingo, o evento tinha quase 400 pessoas confirmadas na página do Facebook.

Os protestos não estão sendo organizados por entidades específicas, mas contam com o apoio do Grupo Dignidade, de apoio a homossexuais, e da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (ABGLT), entidades lideradas pelo paranaense Toni Reis. Os manifestantes pretendem chamar a atenção para o cerceamento dos direitos e a perseguição aos homossexuais em países como Rússia, Irã, Argélia e Nigéria, cujas seleções terão jogos em Curitiba. Este ano, pelo menos 30 pessoas foram detidas durante uma Parada do Orgulho Gay em Moscou, na Rússia – manifestações deste tipo tem sido proibidas com frequência na capital do país.

Publicidade

Os ativistas também planejam recepcionar as delegações russas, iranianas e nigerianas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, mostrando fotos de como a comunidade LGBT é tratada nestes países.