O Campeonato Paranaense de Basquete, categorias sub-12 e sub-15, que estava sendo disputado em Toledo, no Oeste, foi suspenso após a morte da atleta Flávia Vitória de Castro Anacleto, de 14 anos, por suspeita de H1N1. Ela morreu no início da noite deste sábado na UTI do Hospital Bom Jesus, após passar mal e ser internada.
O cancelamento da competição esportiva foi anunciado em uma nota pbulicada no site da federação. Flávia era atleta da equipe Caramuru Basquete, da cidade de Castro. A decisão de suspender o evento foi tomada em conjunto entre a federação, prefeitura e 20ª Regional de Saúde. As causas da morte ainda estão sendo investigadas, mas há fortes suspeitas de Gripe A. Hoje, autoridades ligadas á saúde deverão se reunir para discutir a questão.
Flávia chegou a Toledo na quarta-feira (31) e participou normalmente das competições no mesmo dia, mas na quinta-feira (1) já teria apresentado sintomas de gripe. No dia seguinte foi levada a um hospital da cidade com sintomas de febre e dores de cabeça. Após ser medicada e a febre controlada a atleta foi liberada pelos médicos.
A família foi comunicada sobre o estado de saúde de Flávia ainda na sexta-feira e o pai dela chegou à cidade do Oeste paranaense na madrugada de sábado quando ela voltou a ter febre e foi levada ao Hospital Bom Jesus, mas seu estado de saúde piorou e a jogadora morreu as 19h30.
Outras sete atletas apresentaram sintomas de gripe, tiveram material colhido para exames e aguardam o resultado. A prefeitura informou que as equipes que tinham algum caso suspeito foram orientadas a aguardar e manter a observação, e as demais liberadas para retornarem às suas cidades de origem.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora