Moradores da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) fecharam, por cerca de uma hora, as duas vias do Contorno Sul (BR-376), nesta quinta-feira (22), em protesto aliado ao Dia da Mobilização Nacional, organizado pelas centrais sindicais. Eles queimaram pneus na altura do quilômetro 592, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O protesto se encerrou, e as vias - que chegaram a acumular seis quilômetros de congestionamento em cada um dos sentidos - começaram a ter o fluxo liberado por volta das 9h25.
A mobilização nacional é organizada por Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), InterSindical, Nova Central, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Força Sindical.
As passeatas desta quinta são um indicativo da greve geral, que deve ocorrer entre o final de outubro e o começo de novembro.
As pautas da organização sindical são contra as reformas trabalhistas veiculadas pelo governo Michel Temer (PMDB) e contra a PEC 241, que vincula investimentos sociais em saúde e educação por vinte anos à inflação do ano anterior.