Cerca de 60 pessoas realizaram neste sábado (11) um ato na praça de alimentação do shopping Center 3, no centro de São Paulo, segundo informações do próprio estabelecimento. O encontro se deu por volta das 14h.
A manifestação "Me Deixem Fazer Xixi em Paz! Porque Sou Mulher Trans e Uso o Banheiro Feminino", convocada pelo Facebook para as 13h de hoje (às 12h havia mais 860 usuários confirmados), protestou contra incidente ocorrido no último dia 4. Quatro amigas transexuais teriam sido "constrangidas ao usar o banheiro feminino", de acordo com depoimento de uma delas e organizadora do evento virtual, Aline Freitas, na página na rede social.
"Fomos ao banheiro juntas e ficamos um tempo nos olhando no espelho, conversando enquanto alguma de nós usava alguma cabine ou se maquiava. Um segurança, homem, chamou uma de nós na porta dizendo que ela tinha que usar o banheiro masculino porque ela era homem", escreveu Aline em relato que segue contando que um "corredor" de "seis ou sete seguranças homens" teria se formado quando o grupo deixou o toalete, proferindo risadas e "grosserias" contra elas.
Em comunicado, o shopping diz entender que a manifestação "é uma forma de exercer a cidadania".
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião