Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Ato relembra 20 anos do Massacre do Carandiru

No dia 2 de outubro de 1992, policiais invadiram o presídio do Carandiru durante uma rebelião e mataram, com o uso de metralhadoras, fuzis e pistolas, ao menos 111 presidiários. Até hoje, ninguém foi responsabilizado pelos crimes.

Para relembrar o Massacre do Carandiru, que completa 20 anos hoje, movimentos sociais e a Pastoral Carcerária vão fazer um ato na Praça da Sé, a partir das 15 horas, no centro da capital paulista. As informações são da Agência Brasil. O primeiro ato, ecumênico, terá início na Catedral da Sé. Cerca de uma hora depois, na Praça da Sé, ocorre um ato político-cultural.

"O ato não é apenas um resgate da memória dos 20 anos do Carandiru, uma situação clara de que não esquecemos, mas é uma denúncia pública sobre todas essas políticas de massacre das populações periféricas, pretas e pobres, que ainda acontece nos dias de hoje", disse Rodolfo Valente, advogado da Pastoral Carcerária em São Paulo e integrante da Rede 2 de Outubro.

Julgamento

Na semana passada, o Tribunal de Justiça de São Paulo marcou o julgamento de 28 réus do caso Carandiru para o dia 28 de janeiro de 2013. O júri ocorrerá no Fórum da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. O ex-comandante da Rota e o atual, tenentes-coronéis Salvador Madia e Nivaldo César Restivo, são réus do processo, mas não estão entre os que serão julgados em janeiro do ano que vem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.