Triagem
Unidade de Curitiba recebe mais de 1,5 milhões de volumes por mês
Todas as pequenas encomendas de até 2 quilos que vêm de outros países recebem o tratamento aduaneiro no Centro de Tratamento de Encomendas Internacionais, em Curitiba. Por isso, o maior volume das compras externas feitas por pessoas físicas principalmente pela internet são despachadas na capital paranaense. Segundo o Ministério da Fazenda, mais de 1,5 milhão de pacotes chegam à unidade a cada mês.
Além do grande volume de remessas, as encomendas são analisadas, passando por raio-x ou sendo abertas e conferidas manualmente.
As encomendas que mais atrasam são as selecionadas para a tributação. Neste caso, o prazo para a entrega é de 60 dias após a chegada do pacote aos Correios. O prazo pode extrapolar se a mercadoria tiver de passar por outros tratamentos aduaneiros. Medicamentos, por exemplo, podem passar por supervisão da Anvisa; armas são vistorias pelas Anvisa; alimentos e produtos de origem animal ou vegetal são controlados pelo Ministério da Agricultura.
Para as remessas isentas de tributação, o prazo de entrega é de 30 dias. Não recolhem imposto as encomendas cujo valor não ultrapasse US$ 50, os medicamentos com receita e publicações, como livros e periódicos.
Para informações sobre os tributos, é possível contatar a Receita Federal pelo telefone (41) 3332-4108 ou pelo e-mail petit.paquet@receita.fazenda.gov.br.
Alternativas
Outras opções são mais rápidas, mas são mais caras
Outras empresas de logística como a FedEx e a DHL também fazem entregas de encomendas internacionais no Brasil. Entretanto, essas empresas trabalham exclusivamente com serviço expresso, que é mais rápido, mas mais caro. Os transportes podem ser contratados pela internet ou por telefone. O preço varia de acordo com o local de coleta e entrega, e com as dimensões do pacote.
Em ambas as transportadoras, o usuário pode calcular o valor do frete por meios dos respectivos sites (fedex.com.br e dhl.com.br). O prazo para as entregas variam de acordo com o serviço contratado. Em geral, as encomendas podem chegar à casa do cliente em 24 ou 48 horas. As duas empresas contam com política de garantia de reembolso em caso de extravio ou se a encomenda não for entregue no prazo combinado.
Apesar disso, outro aspecto encarece este tipo de serviço: as mercadorias precisam, necessariamente, recolher impostos quando chegam ao Brasil. O comerciante Mário Abreu, por exemplo, avalia que, apesar da rapidez com que as encomendas chegam, o custo fez com que ele desistisse de voltar a optar pelas entregas expressas. "Se eu for comprar uma mercadoria de US$ 50, ou vou pagar outros US$ 50 de frete e ainda recolher o imposto. Aí não compensa", disse.
Desde março, a produtora audiovisual Luísa Clasen espera pela entrega de cinco compras feitas no exterior, por meio de uma empresa internacional de comércio eletrônico. Os pacotes já foram despachados, chegaram ao Brasil, mas, mesmo com o atraso, permanecem em uma unidade de triagem dos Correios, em Curitiba, sem previsão de entrega. O caso dela está longe de ser o único.
Os Correios não têm uma estimativa do número de encomendas internacionais esperando para ser entregues, mas, pela internet, as queixas se propagam. Nos últimos seis meses, mais de 10,6 mil denúncias foram feitas no site Reclame Aqui, por usuários do serviço postal. A maioria aponta atraso excessivo ou extravio das compras. No Facebook, a página "Correios 100% Reclamações" que soma mais de 2,9 mil curtidas compila casos como, demora nas encomendas e violação dos pacotes despachados.
"Quando faço uma compra em outro país, procuro não ficar muito apreensiva, porque já sei que vai demorar, que vai ter atraso [na entrega]", disse a assessora de comunicação Julliana Bauer, de Curitiba, acostumada a importar roupas, maquiagem e acessórios, principalmente dos Estados Unidos.
Prazos
Os prazos para entrega variam de acordo com a modalidade de postagem escolhida pelo usuário. No serviço expresso, as correspondências demoram um período entre 7 e 15 dias úteis para chegar à casa do usuário. Na modalidade simples, as entregas são feitas em até 60 dias úteis, segundo os Correios.
Em nota, a empresa ressalta que o número de encomendas internacionais adquiridas por meio de comércio eletrônico aumentou 389% nos últimos dois anos. Ainda assim, os Correios asseguram que o padrão de qualidade de entrega se mantém acima dos 99%. "A porcentagem de indenizações pagas pelos Correios por atraso, extravio ou avaria em relação ao total de cartas e encomendas internacionais transportadas foi sempre inferior a 1% nos últimos seis anos", diz a nota.
Apesar dos argumentos do órgão, os usuários também reclamam da dificuldade no rastreamento do produto. O comerciante Mário de Aguiar Abreu, que mora em São José do Rio Preto, São Paulo, perdeu as contas de quantas vezes sofreu para receber suas compras, feitas na China. "Você não consegue rastrear a encomenda. Você reclama pelo site e enviam uma resposta padrão, dizendo que está com o setor competente. Depois de seis meses, a encomenda sai do sistema e você nunca mais a encontra", disse.
Para reclamar ou acompanhar a sua encomenda ligue para 0800 725 0100 ou acesse www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm.
Demora afeta também as remessas nacionais
Dono de uma empresa de impressão fotográfica em Curitiba, Alberto "DY" Bernardes não consegue honrar prazos com clientes do Rio de Janeiro. Não por culpa dele, mas pelos atrasos recorrentes dos Correios em entregar as mercadorias que o empresário despacha. Em dois anos, foram incontáveis demoras. Nove das encomendas foram extraviadas e jamais chegaram ao destino.
"Quando o cliente é do Rio de Janeiro, eu já aviso que vai ter atraso de dois ou três dias. Não importa se é Sedex ou não. E nunca há ressarcimento", disse Bernardes. "A explicação dos Correios é de que a central fica do lado de uma favela e os caminhões são assaltados", acrescentou.
Na internet, os usuários também reclamam da demora excessiva e de extravio dos pacotes. "Mercadoria postada em SP com destino a AM. No site, aparece que a mesma sumiu no CE. Um verdadeiro absurdo", reclama Anny Gonçalves, pelo Facebook.
Outro usuário aponta que deveria ter recebido sua encomenda no dia 29 de junho, mas que o volume ainda não havia chegado. Ele relata não ter sido a primeira vez que sofreu com os problemas nas entregas. "Em outra ocasião, tive que sair do trabalho e percorrer 37 quilômetros para buscar minha encomenda, ou seja, perdi tempo, dinheiro e coloquei meu emprego à prova por essa irresponsabilidade".
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