O início da cobrança estava previsto para agosto deste ano, mas atrasos na liberação de vistorias e licenças ambientais impediram a finalização da construção de algumas praças. A OHL espera o fim da construção das praças de pedágio e uma vistoria feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar as cobranças. A ANTT informou que analisará cada caso, mas se a postergação não for culpa das concessionárias, elas serão ressarcidas com o aumento das tarifas. O reajuste será de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
No Paraná serão quatro pontos de cobrança: São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Rio Negro e Campina Grande do Sul. Na primeira, de responsabilidade da Autopista Litoral Sul, a previsão é que a cobrança comece já em janeiro. A mesma situação ocorre na Autopista Planalto Sul. Já na Autopista Régis Bittencourt a previsão é somente para o final do primeiro trimestre. Mas em dois trechos no estado de São Paulo (Itapecerica da Serra e Cajati), as praças passaram a funcionar desde a zero hora de ontem. No início do mês a praça de Correia Pinto, em Santa Catarina, também entrou em funcionamento.
Apesar da demora, a concessionária OHL afirma que os usuários já estão tendo benefícios. Desde agosto os motoristas têm assistência mecânica e médica. Na Autopista Litoral Sul já foram realizados 42.895 atendimentos e houve mais de 22 mil ligações para o telefone 0800. O gerente de operações, César Sass, afirma que a pista está em boas condições e que a expectativa é que, apesar do grande fluxo de veículos, o final do ano tenha menos acidentes.
Objetivo
Na Planalto Sul há 412 quilômetros com nova sinalização horizontal e 4.125 hectares de terra roçados. O coordenador de tráfego, Marcelo Guidini, também afirma que o objetivo é diminuir o número de acidentes e garantir a qualidade dos serviços para o usuário. Na Régis Bittencourt foram R$ 165 milhões investidos nos seis primeiros meses. As próximas obras serão a construção do Contorno Norte de Curitiba e a duplicação de 30 quilômetros de pista na Serra do Cafezal.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora