Dos 1.288 voos domésticos previstos para decolar até as 13h desta terça-feira (28), 217 (16,8%) registraram atraso superior a 30 minutos, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Foram cancelados 89 voos, o que corresponde a 6,9% do total.
No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, 20 (18,9%) voos registraram atraso e seis (5,7%) foram cancelados, do total de 106 voos previstos. Dos 109 voos programados para sair do Aeroporto de Congonhas, 17 (15,6%) tiveram atraso e 24 (22%) foram cancelados.
No Rio de Janeiro, no Aeroporto do Galeão, a Infraero registrou atraso em 19,1% dos voos (13 atrasos, em um total de 68 voos) e apenas um voo foi cancelado. No Santos Dumont, das 77 partidas previstas, 14 (18,2%) tiveram atraso e 18 (23,4%) foram cancelados.
Já entre os voos internacionais, das 89 partidas previstas, oito (9%) registraram atraso e um (1,1%) foi cancelado. O voo sairia do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Transtornos em Nova York
Na segunda-feira (27), nevascas atingiram a Costa Leste dos Estados Unidos e causaram o cancelamento de mais de 2 mil voos no país. Nova York amanheceu com os aeroportos de JKF, La Guardia e Newark Liberty, os maiores da cidade, fechados.
As condições meteorológicas causaram impacto nos voos que partiriam do Brasil para Nova York e também deixaram presos passageiros que deveriam voltar ao Brasil. Nesta terça, a TAM informou que programou voos extras para transportar os passageiros que ainda não chegaram a Nova York ou não voltaram ao Brasil por conta das nevascas.
Para as 13h desta terça estão previstos dois voos partindo de Miami com destino a Nova York. E para as 18h estão previstas uma partida em direção ao Aeroporto Tom Jobim e outra para o Aeroporto de Guarulhos.
Já o voo JJ8078, que decolaria às 23h05 do Rio de Janeiro para Nova York, foi remarcado para esta quarta-feira (29), às 5h30.
Segundo a empresa, os demais voos da companhia para Nova York estão confirmados e as operações no aeroporto norte-americano devem retornar ao normal hoje, caso as condições meteorológicas na cidade continuem satisfatórias. Os passageiros procedentes de Nova York que tem conexões domésticas além São Paulo ou Rio de Janeiro serão acomodados nos primeiros voos em que houver disponibilidade.