Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Voos

Atrasos em voos nacionais sobem para 10,3% nesta sexta-feira

Dos 2.149 voos domésticos programados entre meia-noite às 18 horas desta sexta-feira (16), 10,3% estão atrasados, segundo balanço da Infraero. Até as 13 horas, eram registrados 7,4%.

O patamar atual está acima da média registrada no carnaval do ano passado de 9,5%, se considerados apenas os voos domésticos. Porém, as partidas de aeronaves fora do horário previsto estão abaixo da média anual registrada pela Infraero, de 11,8% em 2011.

Nos principais destinos dos foliões, os atrasos estão acima da média de todo o país. Em São Paulo, Guarulhos 14,3% do total, e em Congonhas, 11,5% dos voos saíram após o horário. Em Salvador, 13,4% dos voos atrasaram. Já em Recife, foram 9,1%.

No Rio de Janeiro, mais voos partiram na hora: no Galeão, os atrasos são 6,7% de todos os voos, e no Santos Dumont, 7,9% .

Segundo o órgão, os cancelamentos são 2,4% do total de voos nacionais programados, até o fechamento do último relatório. A Infraero só considera atraso quando o avião demora mais do que 30 minutos para realizar o pouso ou a decolagem prevista.

Mas deve aumentar a quantidade de voos cancelados nos próximos dias, ainda de acordo com a Infraero, porque conforme avança o carnaval, de sábado a segunda-feira, costumam ter menos viagens do que o esperado pelas companhias. Na véspera, foram registrados 5,7% dos voos com atraso.

No primeiro dia de funcionamento do esquema especial montado pelo governo nos 66 aeroportos brasileiros para o carnaval, os mais de três milhões de passageiros enfrentaram poucos problemas. Até 20h de quinta-feira, segundo a Infraero, dos 2.438 vôos domésticos programados pelas companhias em todo o país, 138 atrasaram mais do que 30 minutos ou 5,7 % do total e 63, ou 2,6%, foram cancelados.

Os atrasos, segundo a Infraero, são 54,24% menores do que os da quinta-feira anterior ao Carnaval do ano passado. Em 3 de março de 2011, do total de 2.128 partidas, 306 voos saíram com atraso, 14,38% do total; e 59 voos foram cancelados, 2,77%.

Quem desembarcou no Rio também não enfrentou grandes dificuldades. No Galeão, até as 20h, o percentual de atraso foi de 4,5%, dos 156 vôos nacionais previstos, sete tiveram problemas e quatro foram cancelados, 2,6%. No Santos Dumont, das 149 partidas, três (2%) não aconteceram no horário previsto e seis (4%) foram canceladas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.