Postos da Anac terão atendimento 24 horas durante o carnaval

Para atender às demandas dos passageiros nos principais aeroportos do país - Galeão, Guarulhos e Brasília -, postos de atendimento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estão funcionando 24 horas durante o carnaval. Em outros sete aeroportos (Congonhas, Santos Dumont, Salvador, Porto Seguro, Recife, Confins e Fortaleza), 80 fiscais também estão trabalhando em tempo integral, em sistema de revezamento, para dar informações e garantir a segurança dos passageiros, principalmente nos horários de pico - início e fim da manhã e início e fim da tarde. Estão ainda disponíveis o número 0800-725-4445 e o site para reclamações de usuários.

A Anac quer garantir os direitos dos passageiros e evitar, por exemplo, o overbooking (quando são vendidas mais passagens que os lugares da aeronave), fiscalizando se as empresas mantêm aeronaves extras.

Essas foram algumas das medidas anunciadas pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) para o feriado com o objetivo de facilitar o trânsito de passageiros em voos domésticos. O esquema especial montado pelo governo, que começou a funcionar nesta quinta-feira (16), vai vigorar até o dia 27.

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Número de agentes da PF aumentará 30%

O número de agentes da Polícia Federal (PF) nos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Porto Seguro também aumentará em 30%. A Receita Federal também promete intensificar a atuação nesses locais, especialmente em Guarulhos.

A Infraero também está montando escalas especiais de plantão. Nas áreas operacionais e de segurança, as equipes serão reforçadas com o remanejamento da escala de trabalho. Os funcionários que atuam nos saguões estarão vestidos com coletes amarelos da campanha "Posso Ajudar?/May I Help you?", para orientar e esclarecer dúvidas.

Dos 2.149 voos domésticos programados entre meia-noite às 18 horas desta sexta-feira (16), 10,3% estão atrasados, segundo balanço da Infraero. Até as 13 horas, eram registrados 7,4%.

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O patamar atual está acima da média registrada no carnaval do ano passado de 9,5%, se considerados apenas os voos domésticos. Porém, as partidas de aeronaves fora do horário previsto estão abaixo da média anual registrada pela Infraero, de 11,8% em 2011.

Nos principais destinos dos foliões, os atrasos estão acima da média de todo o país. Em São Paulo, Guarulhos 14,3% do total, e em Congonhas, 11,5% dos voos saíram após o horário. Em Salvador, 13,4% dos voos atrasaram. Já em Recife, foram 9,1%.

No Rio de Janeiro, mais voos partiram na hora: no Galeão, os atrasos são 6,7% de todos os voos, e no Santos Dumont, 7,9% .

Segundo o órgão, os cancelamentos são 2,4% do total de voos nacionais programados, até o fechamento do último relatório. A Infraero só considera atraso quando o avião demora mais do que 30 minutos para realizar o pouso ou a decolagem prevista.

Mas deve aumentar a quantidade de voos cancelados nos próximos dias, ainda de acordo com a Infraero, porque conforme avança o carnaval, de sábado a segunda-feira, costumam ter menos viagens do que o esperado pelas companhias. Na véspera, foram registrados 5,7% dos voos com atraso.

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No primeiro dia de funcionamento do esquema especial montado pelo governo nos 66 aeroportos brasileiros para o carnaval, os mais de três milhões de passageiros enfrentaram poucos problemas. Até 20h de quinta-feira, segundo a Infraero, dos 2.438 vôos domésticos programados pelas companhias em todo o país, 138 atrasaram mais do que 30 minutos ou 5,7 % do total e 63, ou 2,6%, foram cancelados.

Os atrasos, segundo a Infraero, são 54,24% menores do que os da quinta-feira anterior ao Carnaval do ano passado. Em 3 de março de 2011, do total de 2.128 partidas, 306 voos saíram com atraso, 14,38% do total; e 59 voos foram cancelados, 2,77%.

Quem desembarcou no Rio também não enfrentou grandes dificuldades. No Galeão, até as 20h, o percentual de atraso foi de 4,5%, dos 156 vôos nacionais previstos, sete tiveram problemas e quatro foram cancelados, 2,6%. No Santos Dumont, das 149 partidas, três (2%) não aconteceram no horário previsto e seis (4%) foram canceladas.