O governador Sérgio Cabral e o Ministro da Defesa, Celso Amorim, assinaram na manhã desta segunda-feira a prorrogação da atuação da Força de Pacificação no Complexo do Alemão até julho de 2012. O encontro foi na base militar, na Avenida Itaoca, e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame; da chefe da Polícia Civil, Marta Rocha; e do chefe do Comando Militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior.
Após a assinatura do convênio, o governador elogiou o trabalho dos militares na pacificação e garantiu que policiais já estão sendo treinados para substituir o Exército.
Em maio deste ano, o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, já sinalizava a possibilidade de prorrogar a ação que os militares vêm desenvolvendo no Complexo do Alemão. Em entrevista ao Globo, ele admitiu que as experiências das tropas brasileiras no Haiti (desde 2005) e no Rio estão ajudando a construir um modelo de segurança pública que, embora ainda sujeito a aprimoramentos, pode contribuir significativamente ao combate à violência nas grandes cidades do país.
A Secretaria de Segurança Pública publicou, em setembro, um despacho no Diário Oficial autorizando a ocupação de cinco áreas no Complexo do Alemão para a futura instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). No dia 8, Beltrame já havia anunciado que a instalação das UPPs do Alemão começará em março de 2012. Segundo ele, serão destacados 500 policiais, inicialmente. Em maio e abril, mais mil homens serão deslocados para o Alemão e, em junho, mais 700, totalizando um efetivo de 2.200 soldados que atuarão em todo o complexo.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora