Mais de mil pessoas compareceram na audiência pública no salão de atos do Parque Barigui, em Curitiba, ontem à noite, para definir o edital de licitação para a concessão de novos táxis na cidade.
O evento, promovido pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), contou com a participação de interessados nas condições da concorrência para as 750 novas licenças, além de taxistas que já trabalham na capital paranaense. A presença dos motoristas no evento ajudou a diminuir o número de táxis em circulação a partir das 19 horas, quando a audiência teve início.
A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato, a partir das 20 horas, com cinco empresas de táxis, para estimar o volume de atendimento. Três delas admitiram estar com a frota reduzida por causa da audiência, outra declarou que a "fila" de espera chegava a 20 clientes e em uma delas o sistema telefônico esteve ocupado nas três tentativas de pedido.
"Todos os taxistas foram convocados para participar da audiência", afirmou Abimael Mardegan, presidente do Sindicato dos Taxistas do Paraná (Sinditaxi-PR), antes de o evento começar. Mardegan garante que o sindicato fez o maior esforço possível para mobilizar todos os trabalhadores a comparecerem.
O receio de que faltassem veículos já existia nas empresas ainda antes de a audiência começar. Ainda durante a tarde de ontem, a empresa Rádio Táxi Curitiba informou que as atendentes já estavam preparadas para uma queda brusca na oferta de veículos a partir das 19 horas.
Posição dos taxistas
Grande parte dos taxistas decidiu ir ao evento, reduzindo a oferta de veículos disponíveis para atender a população. "É o momento mais importante para a categoria nos últimos anos, tenho certeza que vamos comparecer em massa", declarou o motorista Aladir Marques.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora