Ibaiti A cidade de Ibaiti, no Norte Pioneiro, vai cobrar do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) uma solução para os problemas na BR-153, cujas obras foram concluídas em outubro do ano passado. Segundo o Conselho Regional de Arquitetura, Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ibaiti, a obra contém graves erros em sua execução.
A idéia é redigir a "Carta de Ibaiti", em reunião que será realizada a partir das 19 horas de hoje, na Casa da Cultura do município. De acordo com o engenheiro Rui Lisboa Martins, entre os problemas que deverão ser indicados no documento estão acessos fora dos padrões de segurança e a construção de um viaduto ao invés de um acesso. Segundo o engenheiro, formou-se uma cava sobre a camada de terra deixada sob o viaduto, onde a água empoçada virou atração para crianças. "É impressionante. Se eles tivessem escavado mais um metro, a água não empoçaria", justifica o engenheiro.
Entre os acessos sem segurança, o mais perigoso, segundo Martins, é um ponto em que o motorista precisa aguardar em um trecho de aclive para entrar na cidade. "Imagine um caminhão pesado tendo que desengrenar a marcha e aguardar o momento certo para prosseguir. É claro que o caminhão não vai esperar parado, porque o veículo corre o risco de voltar rodovia abaixo", afirma.
Isolamento
Durante a audiência pública será exibido um vídeo que mostra como as empresas que antes margeavam a pista ficaram isoladas do restante da cidade. Em alguns pontos, o retorno mais próximo fica a três quilômetros de distância. A Polícia Rodoviária Estadual confirmou ontem que, com as mudanças da rodovia no trecho que corta Ibaiti, aumentou o número de acidentes no local. No entanto, somente um levantamento mais detalhado poderá oferecer dados exatos.