Representantes das polícias Militar e Civil do Paraná participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na manhã desta quarta-feira (2). Entre os assuntos discutidos estavam a obrigatoriedade de curso superior para ingresso na corporação, tese que é defendida pelas associações de classe, e as propostas enviadas pelo executivo para os deputados, que fazem modificações nas estruturas das carreiras e pagamento de subsídios.
Entre os presentes estavam a Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (Amai), Associação da Classe Policial (Ascepol) e Sindicato dos Escrivães de Polícia (Sindespol) que defendem a revisão nas tabelas salariais das polícias e a exigência de formação no ensino superior. A sessão foi comandada pelo deputado Professor Lemos (PT), que também faz parte da Comissão de Segurança Pública da Alep. O objetivo foi de sensibilizar o Poder Executivo para o cumprimento da Emenda 29, aprovada em 2010 por unanimidade entre os deputados.
O deputado se disse satisfeito com o resultado da audiência, que reuniu algumas sugestões das classes policiais para mudanças nos projetos de lei relacionados. Lemos espera poder realizar uma nova sessão, dessa vez com a presença de representantes do governo do estado.Também participaram da audiência os deputados Ademir Bier (PMDB) e Tadeu Veneri (PT).