Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Aulas devem ser retomadas hoje na Escola Estadual Vila Ajambi

As aulas na Escola Estadual Vila Ajambi, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, devem voltar ao normal hoje, após três dias de paralisação por conta de depredações feitas por vândalos. A Vigilância Sanitária retirou a merenda contaminada do depósito da escola ontem pela manhã e iniciou a descontaminação do local. Os alunos tiveram aulas especiais, de meio período, para debater temas como cidadania e vandalismo.

"Aproveitamos o mau exemplo que aconteceu aqui para desenvolver um projeto de conscientização e resgate de valores com os estudantes. Vários alunos compareceram", conta o diretor da escola, Nelson Nascimento. Segundo ele, com a limpeza da escola e chegada de merenda – emprestada por outras escolas da região – as aulas devem ser normalizadas. "Nossa expectativa é que amanhã [hoje] tudo volte ao normal", informa.

A Fundepar, órgão do governo do estado responsável por obras e compra de materiais para as escolas, prometeu à diretoria do colégio atender às solicitações feitas para consertos e segurança da escola. Na lista dos reparos, considerados emergenciais, estão a substituição de todas as portas do colégio, a colocação de grades e a instalação de alarme. Segundo a presidente da Fundepar, Sandra Turra, o custo aproximado para que todos os reparos sejam feitos é de cerca de R$ 9 mil. "O colégio receberá uma cota extra suplementar do fundo rotativo para arcar com os prejuízos", explicou a presidente.

A ação de vândalos aconteceu no último domingo. Um grupo de jovens arrombou a escola por volta das 16 horas, furtou equipamentos eletrônicos da escola, inutilizou uma grande quantidade de merenda escolar que equivaleria a dois meses de refeição, destruiu portas, janelas, fechaduras, espalhou alimentos pelo chão, defecou e urinou nas salas de aulas. O grupo também furtou um computador que continha o histórico escolar de todos os alunos e deixou ameaças de morte à direção do colégio. A limpeza foi feita com a ajuda de estudantes, professores e da comunidade. Dois suspeitos de terem participado do arrombamento foram presos: um adolescente e um jovem de 19 anos que já tem passagens pela polícia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.