As aulas na Escola Estadual Vila Ajambi, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, devem voltar ao normal hoje, após três dias de paralisação por conta de depredações feitas por vândalos. A Vigilância Sanitária retirou a merenda contaminada do depósito da escola ontem pela manhã e iniciou a descontaminação do local. Os alunos tiveram aulas especiais, de meio período, para debater temas como cidadania e vandalismo.
"Aproveitamos o mau exemplo que aconteceu aqui para desenvolver um projeto de conscientização e resgate de valores com os estudantes. Vários alunos compareceram", conta o diretor da escola, Nelson Nascimento. Segundo ele, com a limpeza da escola e chegada de merenda emprestada por outras escolas da região as aulas devem ser normalizadas. "Nossa expectativa é que amanhã [hoje] tudo volte ao normal", informa.
A Fundepar, órgão do governo do estado responsável por obras e compra de materiais para as escolas, prometeu à diretoria do colégio atender às solicitações feitas para consertos e segurança da escola. Na lista dos reparos, considerados emergenciais, estão a substituição de todas as portas do colégio, a colocação de grades e a instalação de alarme. Segundo a presidente da Fundepar, Sandra Turra, o custo aproximado para que todos os reparos sejam feitos é de cerca de R$ 9 mil. "O colégio receberá uma cota extra suplementar do fundo rotativo para arcar com os prejuízos", explicou a presidente.
A ação de vândalos aconteceu no último domingo. Um grupo de jovens arrombou a escola por volta das 16 horas, furtou equipamentos eletrônicos da escola, inutilizou uma grande quantidade de merenda escolar que equivaleria a dois meses de refeição, destruiu portas, janelas, fechaduras, espalhou alimentos pelo chão, defecou e urinou nas salas de aulas. O grupo também furtou um computador que continha o histórico escolar de todos os alunos e deixou ameaças de morte à direção do colégio. A limpeza foi feita com a ajuda de estudantes, professores e da comunidade. Dois suspeitos de terem participado do arrombamento foram presos: um adolescente e um jovem de 19 anos que já tem passagens pela polícia.