As aulas no Colégio Estadual Santo Agostinho, localizado no bairro Boqueirão, em Curitiba, foram retomadas na segunda-feira (23). As atividades tinham sido suspensas em 16 de maio por causa de um forte temporal que danificou o telhado e alagou as salas do terceiro andar em 14 e 15 de maio.

CARREGANDO :)

Veroni Salete, professora da unidade e ex-presidente do Núcleo Sindical Curitiba Sul da APP-Sindicato, afirmou que foram improvisadas quatro salas no segundo andar para substituir as que foram danificadas no último andar. Segundo a professora, foi feita a limpeza dos laboratórios de ciências e informática, a biblioteca e uma sala onde eram ministradas aulas de reforço escolar e esses espaços foram adaptados para receber os estudantes.

A limpeza foi necessária porque lonas colocadas em 1º. de abril – data em que começaram os primeiros problemas por causa da chuva - não suportaram o volume de água registrado em 14 e 15 de maio. As salas do piso superior ficaram alagadas e a água com fezes de aves e roedores também atingiu os andares de baixo.

Publicidade

O retorno das atividades foi uma decisão tomada pela comissão formada por pais, professores, funcionários e membros da direção da escola na última quinta-feira (19). Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o secretário de Estado da Educação e vice-governador do Paraná, Flávio Arns (PSDB), esteve na escola no último sábado (21) e concordou com o retorno às atividades. A professora informou que as reformas na escola tiveram início na última terça-feira (17). O conserto do telhado deve ficar pronto em 15 dias e a reforma deve ser concluída em 60 dias, segundos os prazos que foram repassados pela Seed à comissão. No prazo de dois meses devem ser feitas obras nas salas de aula do terceiro andar, como pintura, conserto da parte elétrica, entre outras.

A Seed informou nesta terça-feira que estudava como será feita a reposição dos dias em que não houve aula.