Pelo menos 1,7 milhão de estudantes paranaenses vão voltar às salas de aula na próxima semana. Na rede particular de ensino, algumas escolas já retomam as atividades na segunda-feira (6). Já os alunos da rede pública, retornam na quarta-feira (8).
De acordo com o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR), a rede possui cerca de 350 mil alunos em todo o estado. Parte desses estudantes ainda tem mais uma semana de férias, já que algumas escolas da rede optaram por iniciar as atividades no dia 13 de fevereiro.
Na rede estadual de ensino, todas as 2,2 mil escolas vão receber os estudantes na quarta-feira (8). Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), há 1,3 milhão de estudantes que devem iniciar o novo ano letivo. Apenas em Curitiba, são 178,2 mil alunos.
A volta às aulas na rede municipal da capital também está marcada para a quarta-feira (8). São 105 mil crianças que voltam para as 181 escolas do município. As creches, que atendem a 28,3 mil crianças, ficam de férias até o dia 13 de fevereiro, quando voltam a funcionar.
Trânsito na capital
Na capital, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) espera que o movimento de veículos circulando pela cidade cresça até 30% com a volta às aulas. Para isso, uma operação especial será desenvolvida a partir de terça-feira (7) até o final de março, com o apoio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Em julho, a operação terá uma segunda etapa.
Na próxima semana, serão colocadas cem faixas nas ruas da cidade informando sobre o retorno das atividades escolares. Agentes da Setran e educadores de trânsito do Detran vão fazer abordagens em vias com grande movimento. Nas ações, serão entregues informativos, com dicas de segurança no trânsito e a forma segura de fazer o transporte das crianças.
Além disso, 27 escolas municipais da capital receberão agentes de trânsito, que vão conversar com os alunos. Entre os temas a serem abordados, está a importância de andar nas calçadas e atravessar na faixa de pedestres.
A primeira via a receber a abordagem educativa será a Avenida Nossa Senhora da Luz, perto da Rua Itupava, no bairro Hugo Lange. A ação será feita na terça-feira (7), das 9h às 11h. Durante a tarde, das 13h30 às 15h30, a abordagem educativa acontecerá na Rua Jovino do Rosário, no Boa Vista.
Serão feitas 18 ações em ruas de grande circulação. A programação pode ser cancelada em caso de chuva.