• Carregando...

Dos materiais apreendidos pela Receita Federal em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, os CDs e DVDs foram os que apresentaram maior aumento nos nove primeiro meses do ano. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 87%. Apenas no mês de setembro foram 98 mil dólares e no ano foram quase R$ 800 dólares do material retido. O balanço foi apresentado pela Receita nesta terça-feira (9).

Entre os outros produtos se destacam as apreensões de cigarros, com crescimento de 25%, e de veículos, com aumento de 17%, em comparação com os seis primeiros meses de 2006. O valor total dos materiais apreendidos pela Receita chega a 57 milhões de dólares em 2007. Além das mercadorias, foram apreendidas quase 1,5 tonelada de maconha, 14 quilos de cocaína, 24 de crack e 29 de haxixe. Foram retidas, ainda, mais de 8 mil unidades de munição.

Concorrência desleal

Segundo o advogado Josafá Guimarães, que representa um grupo de videolocadoras, a pirataria tem provocado a quebra das empresas legalizadas. desde o início do ano as locações caíram 40%.Em 2005, a cidade contava com 178 locadoras legalizadas. O número, segundo ele, caiu para 104 em 2006, e atualmente são apenas 54.

Em setembro, cerca de 300 de pessoas participaram de uma manifestação contra a pirataria de filmes em DVD em Curitiba. O protesto foi organizado pela Associação Paranaense de Combate à Pirataria (ACPC). Os participantes se fantasiaram como famosos personagens do cinema. Entre eles estavam: Homem-Aranha, Harry Potter, Peter Pan e as Tartarugas Ninjas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]