Santo Antonio da Platina – Cento e catorze pessoas foram flagradas exercendo ilegalmente a função de corretor de imóveis no Paraná durante os quatro primeiros meses deste ano. O número é 260% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com relatório do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR).

CARREGANDO :)

Novo sistema

A instituição implementou um novo sistema de fiscalização este ano. "O objetivo é regulamentar o mercado imobiliário de todo o estado, dando condições para as transações imobiliárias ocorrerem de forma honesta e legalizada", diz Admar Pucci Júnior, vice-presidente estadual e diretor nacional de fiscalização do conselho. Para ele, os profissionais desabilitados podem prejudicar proprietários, compradores, construtoras e inquilinos.

Publicidade

Conforme dados do Creci, para cada profissional habilitado existe pelo menos um trabalhando irregularmente. "Todo cuidado é pouco. Sem o devido acompanhamento, o sonho da casa própria pode se tornar um pesadelo", diz.

Legislação

De acordo com a legislação, só pode trabalhar como corretor de imóveis quem possui título técnico em transações imobiliárias ou curso superior de gestor de negócios imobiliários. Além disso, justifica Pucci Júnior, o profissional precisa estar inscrito no conselho regional.