Umuarama O auxiliar de cartório na 1.ª Vara Cível da Comarca de Umuarama, Douglymar Jorge Escane, e a mulher dele, Rosekelly Belisário da Silva, foram presos anteontem acusados de envolvimento num esquema de falsificação de documentos e desvio de dinheiro do fórum. Segundo o juiz Nicola Frascati Júnior, que preside o inquérito, a prisão preventiva do casal foi decretada porque as câmeras do circuito interno flagraram a dupla carregando processos do fórum por volta da meia-noite. A Justiça suspeita que seria uma forma de destruir provas.
O esquema foi denunciado pelo gerente de um banco da cidade, que estranhou os saques constantes nas contas do fórum. Segundo o delegado adjunto da 7.ª Subdivisão Policial (SDP), Fernando Ernandes Martins, o funcionário elaborava ofícios do fórum pedindo ao banco a liberação de dinheiro depositado em juízo referente a processos em tramitação. Escane também é acusado de falsificar a assinatura do juiz e a autenticação nos ofícios, o que levava o banco a liberar o dinheiro que posteriormente era depositado na conta da mulher dele.
O juiz e o delegado informaram que o valor inicial dos desvios é de R$ 50 mil, mas o montante pode passar de R$ 300 mil, já que Escane trabalhava no fórum há quase 15 anos. A direção do fórum abriu procedimento administrativo para investigar se há outros funcionários do cartório envolvidos.
A polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do casal, onde foram apreendidos dois computadores, documentos, uma moto Honda 150 cilindradas e um Fiat Stilo, ambos zero quilômetro.
Escane será acusado de estelionato, falsificação de documentos e, se for confirmado o envolvimento de outras pessoas, de formação de quadrilha. Rosekelly prestou depoimento à polícia ontem e disse que desconhecia o golpe, apenas emprestava a conta para os depósitos do marido.