A prefeitura de Curitiba inicia hoje a construção de uma trincheira no cruzamento da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) com a Rua Chile. Para a execução do projeto, será preciso bloquear a avenida. A obra está orçada em R$ 9 milhões.
Na primeira fase, o trabalho vai se concentrar na pista Curitiba-São José dos Pinhais. Por dez dias, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas vão trabalhar no canteiro central da via para implantar os desvios. Neste período, o trânsito fluirá em meia pista em um trecho de 500 metros entre as ruas Chile e a Pergentina Silva Soares. Com o início das escavações, o trânsito será totalmente bloqueado e transferido para a pista contrária. Já na segunda etapa, as obras acontecem no sentido São José dos Pinhais-Curitiba. O trânsito também será bloqueado e transferido para o outro lado da via.
A obra faz parte da implantação do binário Chile-Guabirotuba, que vai ligar os bairros Jardim Botânico e Prado Velho. Também está prevista a construção de uma ponte sobre o Rio Belém, perto da Rua Josefina Zanier, e uma galeria entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó.
Em 2011, quando todo o trabalho estiver concluído, o binário funcionará no sentido bairro-centro desde a Rua Alberto Twardowski, entrando pela Rua Pergentina Silva Soares, passando sob a nova trincheira e chegando à Chile, até próximo do Teatro Paiol. Neste ponto, o motorista poderá seguir pelo trecho do binário que já está implantado ou virar à direita na Conselheiro Laurindo. As ruas terão sentido único do Jardim Botânico para o Prado Velho.
No sentido centro-bairro, o binário funcionará desde o cruzamento da Rua Guabirotuba com a Conselheiro Laurindo, cruzando a Comendador Franco até o início da Rua Alberto Twardowski. Também em sentido único, a Guabirotuba funcionará do Prado Velho em direção ao Jardim Botânico.
BR-476
Na semana passada, começou a construção de uma trincheira na BR-476, ligando as ruas Gustavo Rattman e José Zgoda. A nova passagem permitirá cruzar a rodovia entre o Bairro Alto e o Bacacheri. A obra deve durar sete meses.
Empresas enfrentam “tempestade perfeita” com inflação, contas do governo e alta de juros
Não foram os sindicatos que nos deram a jornada de 8 horas: foi o desenvolvimento econômico
O IPTU "progressista" e o fim da propriedade privada no Rio
Conheça o novo traçado do túnel imerso Santos-Guarujá, com “superquadra” para obras
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião