Os motoristas que passarem hoje pela Avenida Silva Jardim vão encontrar trânsito normal, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba. A obra para conter uma erosão que havia começado na semana passada foi concluída ainda ontem, na quadra entre as ruas Nunes Machado e 24 de maio, no Centro de Curitiba.
Durante todo o dia, uma parte da pista da direita da Silva Jardim ficou bloqueada. Os motoristas eram orientados por agentes de trânsito. O motoboy Eraldo Chalus, que costuma passar por ali todos os dias, foi surpreeendido. "Ontem não tinha nada, o trânsito fluía normalmente. Só hoje que acabei pegando este congestionamento", diz. O motorista Alexandre Vandenberque também desconhecia as obras. "Mas como não passo por esta rua diariamente, é compreensível que isso possa acontecer." Um agente de trânsito afirmou que, apesar da interdição na pista, o tráfego fluía dentro do esperado. "Não está totalmente parado, já que somente uma quadra da Silva Jardim foi bloqueada." A previsão era de que as obras terminassem no início da noite.
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, as obras de emergência começaram na sexta-feira passada, quando um morador da região ligou para o telefone 156 para alertar sobre um possível problema de erosão. Ela se estendeu durante todo o fim de semana, quando os funcionários perceberam que grande parte da tubulação de água da chuva estava danificada e precisaria ser trocada, sob risco do vazamento de água afundar a rua.
De domingo para segunda-feira, as obras ocorreram durante a madrugada, das 20 horas até o início da manhã, com o intuito de não atrapalhar o tráfego de carros. Ontem, as galerias pluviais foram fechadas e o asfalto refeito. Hoje, a pista deve estar liberada. A previsão é apenas mais alguns ajustes no calçamento.
Mão única
Até julho, a Rua Ponta Grossa, que antes tinha mão-dupla, terá sentido único de circulação, do bairro para o Centro, no trecho entre a Rua Augusto de Mari e a Avenida dos Estados, no bairro Portão. O tráfego pela região está lento em função da obra da trincheira no cruzamento da Avenida Kennedy com a Rua Eduardo Carlos Pereira (via-rápida). A circulação na Rua Ponta Grossa voltará ao normal com o final das obras da trincheira.