Maringá Para acabar com os frequëntes congestionamentos nas vias centrais de Maringá, no Noroeste do Paraná, a prefeitura planeja mudar o sentido do tráfego de algumas das principais avenidas da cidade. A medida foi testada com sucesso em fevereiro na Avenida Carneiro Leão e agora será ampliada para outras regiões neste mês. "Estamos estudando e implantando diversas medidas para melhorar a vida dos motoristas e dos pedestres", justifica o secretário de Transportes, Walter Guerlles.
A cidade tem a terceira frota do Paraná, com 172 mil veículos média de um veículo para 1,86 habitante. A Polícia Militar informa que Maringá registrou 4.776 acidentes em 2006, com 68 mortes. Neste ano, já são 30 mortes.
O grande fluxo dos automóveis causa engarrafamento nas avenidas Brasil, São Paulo, Paraná, Duque de Caxias, Morangueira, Joubert de Carvalho, Mauá, Guaiapó, no Novo Centro, e em outras regiões. O problema é comum principalmente no horário do almoço e no final da tarde.
O projeto da Setran consiste em mudar o sentido de algumas avenidas que eram mão dupla e passarão a ser mão única. Com isso, algumas ruas paralelas também terão o sentido alterado, transformando-se em binários (vias paralelas de sentido contrário). A alteração também incluiu mudança no tempo dos semáforos e nos sentidos permitidos para conversões.
O coordenador técnico da Divisão de Sinalização Viária do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Accioly Lopes Galvão Filho, comenta que a alteração é necessária . "Isso acontece com o crescimento natural das cidades e em locais onde não é possível alargar as ruas", explica Lopes. Ele observa que a implantação de binários pode não agradar a todos os motoristas, mas torna a conversão mais ágil; aumenta a segurança em 50%, já que o motorista que estaciona do lado esquerdo desembarca na calçada e não na rua; reduz as áreas de conflito que existem nas vias de sentido duplo quando se faz a conversão e precisa cruzar uma via; e reduz o tempo das viagens.
Projeto
Maringá conta com a liberação de verbas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para reformular o trânsito. A prefeitura trabalha em um projeto desde dezembro de 2005 que deve tramitar no BID até o final deste ano. "É um conjunto de medidas estruturais para mudar a configuração do trânsito e transporte", explica o coordenador municipal de Políticas Urbanas e Meio Ambiente, Jurandir Guatassara Boeira.
As fases de carta-consulta, defesa do projeto, aprovação preliminar e contagem do tráfego já aconteceram e o projeto final deve ser encaminhado entre setembro e outubro. O valor inicial para as obras seria de R$ 50 milhões, mas deve ser aprovado R$ 23,7 milhões e a previsão para o término é até o final do primeiro semestre de 2008.
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