Atualizado em 27/01/2007 às 0h44
Um avião monomotor caiu por volta das 21 horas desta sexta-feira (26) na Avenida Saul Elkind, na zona norte de Londrina, uma das principais vias da cidade. Apenas o piloto Sérgio Tizo, 52 anos, ocupava o avião. Ele saiu com vida e foi encaminhado por uma viatura do Siate à Santa Casa de Londrina, no centro da cidade.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o piloto estava consciente e havia sofrido queimaduras de segundo grau na parte frontal do corpo. Tizo receberia os primeiros cuidados na sala de emergência e ainda na noite de sexta seria levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os bombeiros e policiais militares tiveram que isolar as duas pistas da avenida e evitar que moradores e curiosos se aproximassem dos destroços. Além do risco de se queimar, eles estariam expostos aos fios de alta tensão derrubados pela queda do avião.
O monomotor caiu a cerca de 100 metros do quartel do Corpo de Bombeiros, o que facilitou o trabalho no controle das chamas. O terceiro sargento do Corpo de Bombeiros, Laércio Xavier de Araújo, suspeita que Tizo tenha pulado do avião momentos antes da queda. O aparelho ficou completamente destruído.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Ricardo James, disse que provavelmente o piloto tenha tentado fazer um pouso forçado na avenida ao notar que o monomotor perdia velocidade e altura. O barulho indicava alguma falha no motor e o avião teria passado pelo quartel a quase 10 metros do solo.
Segundo a Infraero, o monomotor, modelo AC-11 de prefixo PT-JPZ com capacidade para quatro pessoas, era de propriedade do piloto, que voava a passeio. Sérgio Tizo é aviador da Líder Táxi Aéreo e reside em Arapongas (a 37km a oeste de Londrina).
Segundo informações repassadas por funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) à TV Coroados, o piloto Sérgio Tizo tem bastante experiência. O filho dele, Sérgio Tizo Júnior, 25, que foi à Santa Casa na sexta à noite acompanhado de uma tia, disse à reportagem que o pai tinha 15 mil horas de vôo.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião