São Paulo (Folhapress) – Equipes de resgate localizaram na madrugada de ontem os destroços do avião bimotor da companhia Team, que transportava 19 pessoas entre Macaé e o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Os corpos das vítimas foram regatados por agentes da Defesa Civil do Rio de Janeiro durante a manhã de ontem.

CARREGANDO :)

Dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) foram usados na operação. O diretor do IML, Roger Ancilotti, informou que os corpos estão "carbonizados e mutilados", o que pode dificultar a identificação. "Pelo menos seis corpos estão em condições razoáveis e se as arcadas dentárias estiverem perfeitas, o reconhecimento será feito com mais facilidade. Os demais terão que ser submetidos a um teste de DNA", disse.

Segundo o diretor comercial da Team, Mauro Almeida, não houve sobreviventes. Os destroços foram encontrados por volta das 2h30 em local de difícil acesso próximo da divisa entre os municípios de Saquarema e Rio Bonito (80 km do Rio).

Publicidade

De acordo com a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), duas caixas-pretas do avião foram recolhidas. Ainda não há previsão para conclusão do laudo preliminar, pois a agência vai examinar partes do avião e ouvir as famílias das vítimas.

O vôo 6865 decolou às 17h19 de sexta-feira de Macaé (RJ) levando 2 tripulantes e 17 passageiros, segundo a Team. O avião, de prefixo PT FSE, é um bimotor turbo-hélice modelo LET-410. Ele sumiu dos radares de controle da Infraero – administradora do Santos Dumont – e foi dado como desaparecido apenas minutos após a decolagem, às 17 h 35. Ele devia ter chegado ao aeroporto do Rio às 18h02. A aeronave caiu em um trecho de mata nativa com árvores altas. No momento do acidente chovia, informou o prefeito de Rio Bonito, José Luiz Mandiocão.

O LET-410 é tido como de última geração, sendo de fabricação da Letecke Zavody, com sede na cidade de Kunovice, na República Tcheca. É definido como "avião asa alta", com duas janelas por cada fileira, o que amplia a visão da paisagem.