Florianópolis - Um avião modelo Tucano da Esquadrilha da Fumaça caiu próximo da pista do Aeroporto Federal do Guarujá, em Lages, cidade da região serrana de Santa Catarina, distante cerca de 220 quilômetros de Florianópolis. O acidente aconteceu por volta das 17h30 da tarde de ontem, enquanto a equipe fazia acrobacias aéreas. A queda resultou na morte do piloto, capitão Anderson Amaro Fernandes, informou a Força Aérea Brasileira.
O Corpo de Bombeiros de Lages isolou o local da queda cerca de 100 metros da pista do aeroporto para que os oficiais da Aeronáutica iniciassem os trabalhos de perícia para tentar descobrir as causas do acidente.
Segundo o soldado Augusto Ghizoni, do Corpo de Bombeiros de Lages, que atendeu a ocorrência, o piloto participava, com outros seis colegas, de uma apresentação em que o avião executava "looping e leque com dispersão". "Ele não conseguiu fechar o circulo e no rasante atingiu o solo e explodiu", resumiu Guizoni. Cerca de 10 mil pessoas estavam no aeroporto no momento do acidente. Ninguém foi atingido pela explosão. "Tivemos apenas o registro de pessoas que ficaram impressionadas com a queda e algumas passaram mal", afirmou o soldado Eder.
Em nota, a Força Aérea Brasileira lamentou o acidente. A Esquadrilha da Fumaça faria uma apresentação na tarde de hoje em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, mas o evento foi cancelado.