Brasília, Rio e São Paulo Um boeing 737-800 da Gol desapareceu ontem, às 16h 50, com 149 passageiros e 6 tripulantes. Até a meia-noite não havia informações sobre o paradeiro da aeronave. O vôo 1907 havia decolado do Aeroporto de Manaus, às 15h35, com destino ao Rio de Janeiro, fazendo escala em Brasília. A aeronave perdeu o contato com a torre após colidir com um jato executivo Legacy, na Serra do Cachimbo, divisa dos estados de Mato Grosso e Pará.
Na colisão, o Legacy teve parte de uma das asas e da cauda danificadas, mas conseguiu fazer um pouso de emergência no campo de provas Brigadeiro Velloso, a base da Força Aérea Brasileira (FAB) na região de Alta Floresta, no Pará.
Em entrevista, o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, confirmou o acidente aéreo envolvendo as duas aeronaves. Segundo ele, uma das aeronaves enviadas pela FAB para o trabalho de buscas é equipada com dispositivo de rastreamento de sinais eletrônicos. O que auxilia no trabalho já que a área é de selva densa.
"Por isso, um pouso de emergência na região seria de alto risco, mas continuamos com esperança", disse o presidente da Infraero, ressaltando que um fazendeiro da região teria visto um avião de grande porte voando baixo na região.
Oficiais do campo de provas da FAB avisaram à Polícia Militar da região. Hospitais das cidades de Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá e Terra Nova ficaram em alerta para a possibilidade de receber feridos no acidente.
"A chegada de vítimas será uma operação difícil. Somos a cidade mais próxima, mesmo assim é necessário percorrer uma hora de estrada de terra", disse a secretária de Saúde de Guarantã do Norte, Verani Maria Pansera.
Buscas
O Esquadrão Pelicano mobilizou 20 homens e 2 aeronaves na noite de ontem para iniciar as buscas ao avião da Gol. O relações-públicas da Base Aérea de Campo Grande, sargento Paulo Cruz, disse que as equipes foram mobilizadas no início da noite mas só deveriam iniciar as buscas no amanhecer do dia de hoje. Um helicóptero do Esquadrão Pelicano segue hoje cedo para o local para reforçar a equipe que vai tentar localizar o avião da Gol.
A região é a mesma onde em 1989 o boeing 737-200 da Varig, pilotado pelo comandante César Garcez, caiu com 54 passageiros 46 deles sobreviveram. Naquela época as buscas também foram feitas pelo Esquadrão Pelicano, especializado em buscas a vítimas de acidentes aéreos e que tem como sede a Base Aérea de Campo Grande.
Jato
O jato executivo Legacy estaria sendo usado por um grupo de americanos, que teria embarcado no Sul do Pará. Apesar dos danos na fuselagem da aeronave, nenhum dos passageiros ou tripulantes sofreu ferimentos graves, segundo informações do campo de pouso da FAB. O local é empregado como base de testes da Força Aérea Brasileira.
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