O avião Falcão 06-baron, que pertencia a Fernandinho Beira-Mar – considerado um dos maiores traficantes da América Latina –, foi usado para o transporte de uma recém-nascida paranaense, de apenas 12 dias, que estava com complicações renais. A criança foi transferida na aeronave, que hoje integra a frota do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéres (BPMOA), de Cornélio Procópio, no Norte do estado, para o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, no sábado (1.º).
O tenente João Paulo de Toledo Lazaroto, do BPMOA, explicou que a equipe foi acionada pelo Samu de Cornélio Procópio. Segundo ele, o percurso foi feito em menos de uma hora – às 15h45 o avião chegou ao Aeroporto do Bacacheri. “Esta agilidade no transporte ajuda na sobrevida do paciente, pois se fosse feito pelo meio terrestre duraria mais de cinco horas. A criança nasceu prematura e sua irmã gêmea acabou falecendo no parto. Ela sobreviveu, porém, apresentou complicações renais e precisou ser trazida à capital para receber cuidado médico especializado”, disse o tenente.
O avião usado para transportar a bebê, um Beechcraft Baron BE58, foi doado à PM pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Conforme a PM, a aeronave costumava ser usado por Fernandinho Beira Mar para atividades ilícitas. “Ela tem capacidade de transportar quatro passageiros e alcança uma velocidade de 330 km/h em voo cruzeiro, com autonomia de 5,5 horas”, afirmou o tenente.
O Falcão 06 recebeu recentemente novos equipamentos médicos, que viabilizaram o transporte aeromédico. O procedimento, conforme a PM, foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e técnicos do BPMOA fizeram voos de testes para experimentar os materiais e ajustar com as tripulações.
Outra aeronave de Beira-Mar
Em junho de 2012, o Paraná recebeu outra aeronave que pertenceu ao traficante. O avião do modelo Beechcraft Baron 58 passou a ser utilizado no transporte de órgãos e de pessoal. O veículo foi apreendido pela Polícia Federal quando era usado no transporte de cocaína.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora