Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Bactéria misteriosa pode ter causado mortes de jornalistas

Equipes médicas do Pará e do Amapá ainda não conseguiram identificar a bactéria que pode ter causado a morte da jornalista Jacinta Maria Gonçalves, 34 anos, que morreu no domingo (4), e do médico e jornalista Leonai Garcia, falecido na segunda-feira (3). Ambos trabalhavam em Macapá, sendo que a jornalista faleceu no Hospital São Camilo, em Macapá, e o médico em um hospital de Belém. De acordo com o Boletim Médico, ao dar entrada em um hospital de Macapá, Jacinta Maria apresentava sintomas de dengue ou malária. Uma prima da vítima disse que a jornalista estava com dores de garganta, febre e dores pelo corpo, sendo que no curto espaço de uma semana a mesma veio a óbito.

Até agora vários exames já foram realizados e não se chegou a um laudo que aponte a causa morte. Segundo a prima, a paciente ficou entubada na UTI durante três dias com quadro de infecção generalizada, vindo a falecer na madrugada de domingo. Ainda de acordo com o relato da prima da vítima, como a causa da morte não foi esclarecida, a família foi aconselhada a fazer o sepultamento do corpo da jornalista no mesmo dia da morte.

No caso do pneumologista e jornalista paraense Leonai Garcia, 63 anos, que morreu no hospital Guadalupe, em Belém, o mesmo deu entrada no hospital com mal estar, hipertensão e calafrios. Pessoas próximas ao médico afirmam que o mesmo estava com febre há 12 dias. Ele permaneceu na UTI durante 24 dias, sendo que a equipe médica tratou da doença com as drogas mais novas que existem - Targocid e Zyvox - mas as bactérias ficaram resistentes e o organismo não reagia mais.

"Ele teve choque séptico, ou septicemia, sua pressão arterial despencou, chegando a zero, o coração e os rins paralisaram. Ainda tentamos todos os esquemas de hemodiálise, mas, infelizmente não foi possível salvar sua vida", lamentou o médico que tratou do paciente em Belém.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.