| Foto: Henry Milléo / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Se tem uma coisa que todo mundo que mora em Curitiba sabe é como se vestir segundo a "técnica da cebola", ou seja, como se preparar para um dia que começa frio, esquenta com o passar das horas e esfria novamente com o anoitecer. Isso por causa da amplitude térmica, condição meteorológica em que há uma grande distância entre as temperaturas mínima e máxima registradas em um mesmo dia.

CARREGANDO :)

Em Curitiba, a amplitude térmica média é de 10° C, mas esse ano já chegou a 18,3 °C, em setembro. Esta quinta-feira (4), porém, é um dia atípico na capital: a variação entre mínima e máxima não vai ultrapassar 5° C.

O que mantém os termômetros marcando entre 17°C e 22°C hoje são condições climáticas bastante específicas: céu encoberto por nebulosidade intensa desde a noite anterior e entrada de ar mais ameno. "Há essa cobertura de nuvens desde o período da noite, então não ocorreu a perda de calor típica do período noturno, pois o calor ficou retido entre a superfície e a camada de nuvens. Durante o dia, a radiação solar também não chega à superfície, fazendo com que não esquente mais também", explicou o meteorologista do Instituto Simepar Fernando Mendes.

Publicidade

Mas já a partir de sexta-feira (5), Curitiba volta a registrar a amplitude térmica habitual, com mínima de 14 °C ao amanhecer e máxima de 24 °C ao longo do dia. O tempo permanecerá estável no Paraná por causa da aproximação de uma massa de ar menos aquecida; apesar de muitas nuvens, o sol consegue aparecer em alguns momentos.

Mesmo com nebulosidade, o calor volta com temperaturas acima de 25 °C em todas as regiões e máximas de 32 °C em Foz do Iguaçu e 31 °C em Maringá. Há risco de chuvas isoladas apenas no Noroeste.

O fim de semana não será de sol, mas terá bastante calor: no sábado (6), Guaíra deve registrar 34 °C, máxima estadual, e Curitiba, 26 °C. Pode chover no Norte/Noroeste, na altura de Maringá, Londrina e Paranavaí, mas a previsão é de que temperaturas superem os 30 °C em toda a região. No domingo (7), as nuvens carregadas e os altos índices de umidade do ar trazem chuva para a porção Oeste, Sul e Norte do estado. Na região de Curitiba, a previsão é de que chova apenas a partir de segunda-feira (8).