Incêndio florestal atinge área de Colombo
O tempo seco que tem sido registrado no Paraná nos últimos dias está contribuindo para a propagação de incêndios florestais. Uma área no Jardim Matutina, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, foi atingida pelo fogo na tarde desta quarta-feira (3).
Os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, ressecamento das mucosas dos olhos e da pele são todos causados por causa da baixa umidade relativa do ar. Entre terça-feira (2) e quarta-feira (3), em todas as regiões do Paraná, o clima seco e quente tem prejudicado a saúde da população.
As pessoas que mais são afetadas são as crianças e os idosos. A Defesa Civil alerta que nos dois últimos dias, a umidade relativa do ar em Curitiba ficou próxima a 30%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que números abaixo de 30% são considerados críticos.
A médica Cristiane Vardana Marangon conta que a população deve ter alguns cuidados nos dias secos e quentes. Ela observa que as pessoas têm que beber água em abundância e ter uma dieta equilibrada. "Uma alimentação rica em saladas, frutas, verduras e legumes são essenciais nestes dias", afirma. Para a prevenção dos sintomas, a utilização de panos úmidos, dentro das residências, ajudam os locais a não ficarem secos. Outro ponto que deve ser levado em consideração é o uso de roupas leves. Tecidos sintéticos devem ser evitados por todos.
O Instituto Tecnológico Simepar informa que a umidade relativa do ar está baixa em todas as cidades do estado. Este é o período mais seco do ano. Nesta quarta-feira (3), Curitiba atingiu níveis de 28%. A cidade de Toledo, região Oeste, tem o índice mais preocupante, o município chegou a registrar 19%. Em Londrina, no Norte, e Maringá, no Noroeste, foram registrados 24%. Cascavel, Oeste, teve 27%. Paranavaí, Noroeste, chegou a 22%.
Chuvas
O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, afirma que há 18 dias não chove em Curitiba e região metropolitana. "Apesar de não termos chuvas desde o dia 15 de agosto, não significa que isso é ruim", diz Braun. Segundo ele, no fim de semana passado, uma frente fria estava no Paraná, o que aliviou a sensação de calor e clima seco em todas as regiões.
Previsão
Nos próximos dias o clima seco e quente permanece no estado. Os dias ainda serão marcados por manhãs frias e tardes quentes, favorecendo a elevação das temperaturas. A partir de sexta-feira (5), uma frente fria chega mais uma vez ao Paraná, assim as temperaturas caem em todas as regiões, com previsão de chuvas localizadas.
O Simepar informa que nesta quinta-feira (4), Curitiba fica com mínima de 13°C e máxima de 29°C. O clima permanece seco e com muitas nuvens na capital. No Litoral, em Paranaguá, os termômetros marcam entre 17°C e 29°C. Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a máxima é de 29°C e a mínima de 14°C. Em Londrina, Norte, a temperatura marca 16°C e 31°C. O dia em Foz do Iguaçu, no Oeste, fica abafado e com muitas nuvens. A temperatura fica entre 20°C e 35°C. Em Cascavel, Oeste, o clima fica entre 18°C e 35°C. Maringá, Noroeste, registra 22°C e 33°C.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião