Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fiscalização

Balada Segura libera pista na Vicente Machado para frequentadores de bares

Agentes de trânsito liberaram uma das pista da Vicente Machado para dar mais segurança aos frequentadores dos bares da região. | Hugo Harada /Gazeta do Povo
Agentes de trânsito liberaram uma das pista da Vicente Machado para dar mais segurança aos frequentadores dos bares da região. (Foto: Hugo Harada /Gazeta do Povo)

Após duas blitze repressivas, a Operação Balada Segura da prefeitura de Curitiba tomou um tom mais didático na noite desta quinta-feira (19). Cerca de 50 agentes da prefeitura, entre guardas municipais, agentes de trânsito e fiscais, acompanhados apenas por duas viaturas do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, voltaram à Rua Vicente Machado, local da primeira fiscalização há uma semana, agora para orientar os comerciantes e frequentadores dos bares da região.

Uma das novidades da ação desta quinta foi a liberação de uma das faixas da rua, a do lado direito, justamente em frente aos bares, para que os frequentadores transitassem. “A pista era usada pelos pedestres de forma irregular e perigosa, invadindo o espaço de carros. Nossa intenção agora é dar mais segurança para quem frequenta os bares da região”, afirma o secretário municipal de Defesa Social, Algacir Mikalowski. Segundo o secretário, a equipe da prefeitura vai adotar o bloqueio de uma de faixas para que os pedestres usem também em outros pontos da cidade que concentram bares, como as ruas Trajano Reis, no São Francisco, e a Itupava, no Alto da XV.

Já o secretário de Urbanismo, Marcelo Ferraz, explica que a ação desta quinta não focou a documentação dos comerciantes porque o objetivo era barrar o comércio ilegal de ambulantes na Vicente Machado. Essa foi a principal reivindicação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) em reunião com o prefeito Rafael Greca (PMN) quarta-feira (18). “Queremos barrar quem vende produtos sem procedência e sem pagar impostos”, enfatizou Ferras.

Já a equipe de Trânsito do município, junto como Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, aproveitou a ação para orientar as pessoas do perigo e consequências de se dirigir alcoolizado. Os frequentadores dos bares foram convidados a fazer exames nos bafômetros para averiguar o nível de álcool no sangue. Quem ultrapassava o previsto na lei recebia uma pulseira vermelha e era orientado a não dirigir na volta para casa. Quem estava com o nível de álcool abaixo do limite, recebia pulseira verde e era orientado a não continuar bebendo, caso tivesse que assumir o volante após a diversão. “Gostei da ação. E hoje não tem problema eu beber porque não estou de carro”, aprovou o estudante Iago Mauad, 19 anos, que fez o teste do bafômetro.

Ao contrário da primeira ação na Vicente Machado, quando um bar chegou a ser fechado por problemas de documentação, os frequentadores aprovaram o Balada Protegida desta quinta. “Dessa maneira a ação é bem-vinda, com eles deixando o pessoal se divertir e com segurança”, aprovou o assistente administrativo Bruno Oleranos. Mesma opinião do advogado Jonathan Perlote: “Desde que a operação não tenha caráter repressivo, a campanha é interessante. Principalmente porque espanta quem possa cometer delitos, mesmo que pequenos”, argumenta.

A operação começou às 20h desta quinta e vai até as 2 horas de sexta-feira (20).

 |

1 de 7

 |

2 de 7

 |

3 de 7

 |

4 de 7

 |

5 de 7

 |

6 de 7

 |

7 de 7

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.