• Carregando...

Um grande balão foi visto no céu do Rio na manhã desta sexta-feira (27). O balão sobrevoava o bairro da Penha, no subúrbio do Rio, e chegou a ficar bem próximo a uma subestação de energia elétrica.

Soltar balões é crime, e em época de baixa umidade do ar, aumenta o risco de queimadas em matas. A punição é de até três anos de prisão

No Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense, equipes de brigadistas tentam controlar um incêndio que atinge a região há duas semanas. Uma enorme área já foi destruída. Os brigadistas tiraram fotos do momento mais crítico das chamas, ocorrido na semana passada.

Cento e cinquenta homens trabalhavam no alto da serra. Eles vieram de várias partes do país. Atualmente são 30 homens que se dividem em equipes. Cada um deles carrega mais de 35 quilos em equipamentos, como a bomba de água que vai nas costas.

"Estamos com esta base montada porque vários focos aparecem diariamente", disse o Luís Coslope, o coordenador das operações.

Pelo caminho, é grande a destruição provocada pelo fogo: muita fuligem e uma extensa área de vegetação queimada. Segundo os cálculos de Coslope, esse é um dos maiores incêndios do parque e já pode ter destruído uma área equivalente a 1.500 campos de futebol.

Os focos ainda surgem em área de mata fechada, onde há muita turfa, o que propicia a propagação do fogo. As chamas ficam por baixo da vegetação junto às raízes que ainda estão em brasa, e que acabam sendo responsáveis pelo reinício do fogo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]