Uma baleia jubarte foi encontrada morta na orla da praia em Pontal do Paraná, no Litoral do estado, nesta quarta-feira (1º). O animal, segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar, da UFPR, tinha aproximadamente dois anos, media 7 metros e voltava de uma provável primeira viagem À Antártica – que é um hábito da espécie. A baleia foi localizada no balneário Vila Nova, entre Pontal do Sul e Atami.
Devido ao avançado estado de decomposição da baleia, não é possível afirmar a causa da morte, mas há indícios de que ela estava doente. “Esse animal tinha muitos organismos que se aproveitam dele para se deslocar, são hectoparasitas. Possivelmente não estava bem de saúde. E teve o agravante de uma rede emalhada em partes do corpo, inclusive na boca, que causou lesões”, explica Camila Domit, coordenadora do LEC. Ainda não se sabe que tipo de pesca causou o contato entre o animal e a rede.
O animal já tinha sido avistado por pescadores artesanais da região na tarde de terça-feira (31). Eles alertaram os profissionais do Centro de Estudos do Mar.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora