A manobra para colocar o carro na vaga de estacionamento, mais conhecida como baliza, é a grande vilã para os candidatos que tentam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A coordenadora de Habilitação do Detran-PR, Maria Aparecida Farias, estima que entre 25% e 30% dos candidatos reprovam por não conseguirem colocar o veículo nos cinco minutos estipulados.
O Detran não possui uma estatística sobre os erros que mais reprovam. Mas, de acordo com Maria Aparecida, outro erro comum é o candidato tocar em algum dos protótipos utilizados para a baliza ou nos cones delimitadores. Já no teste de rua, a falha que mais reprova é a desobediência à sinalização do trânsito. O candidato também pode reprovar se demonstrar que não domina o veículo, deixando o motor morrer mais de uma vez ou não aplicando a força correta nos pedais de aceleração e freio.
Para a coordenadora, o que mais atrapalha na hora do teste é o nervosismo. "Na primeira vez a pessoa está muito ansiosa, geralmente não consegue trabalhar a questão do tempo. Mas varia muito, de acordo com a condição de cada um. Tem candidato que acabou de completar 18 anos e que consegue fazer a baliza na primeira tentativa, mas tem outros que se batem bastante." (JML)