Alguns deputados federais da bancada do PSOL na Câmara apresentaram um projeto de lei, o PL 2622/24, que concede anistia a pessoas acusadas ou condenadas por portar maconha.
O texto prevê a liberdade para pessoas que foram presas por comprar, portar ou transportar até 40 gramas de maconha ou até seis plantas-fêmeas de Cannabis sativa para uso próprio.
A proposta vai ao encontro da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que descriminalizou o porte de maconha para o consumo próprio.
De acordo com os ministros da Corte, a administração pública não deve interferir na liberdade de cada um para tomar as próprias decisões, desde que não coloquem outros em perigo.
O STF também definiu critérios para diferenciar usuários e traficantes, deixando de punir penalmente quem portar até 40g ou seis pés de maconha até que o Congresso legisle a respeito.
Os autores do projeto são Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Glauber Braga (PSOL-RJ), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Túlio Gadêlha (REDE-PE), Ivan Valente (PSOL-SP), Tarcísio Motta - (PSOL-RJ), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Célia Xakriabá - (PSOL-MG).
Na justificativa, os deputados argumentam que o entendimento do Supremo deve ser incorporado à legislação para beneficiar aqueles que foram punidos por conduta que não é mais definida como crime.
Tramitação do projeto
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões da Câmara. Ele deverá ser aprovado nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Se for aprovado nas comissões, seguirá para votação no Senado, a menos que haja recurso para ser votado antes no plenário da Câmara.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora