São Paulo – Levantamento preliminar feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra que 46 dos deputados federais e senadores eleitos guardam algum grau de parentesco com figuras tradicionais da política.

CARREGANDO :)

O Diap considerou como políticos tradicionais aqueles que detêm ou detiveram cargo eletivo em todos os níveis, ou ainda que exerçam cargo de gestão, como ministros ou secretários estaduais.

Os vínculos familiares são mais comuns nas bancadas do Norte e Nordeste. Nestas regiões, foram eleitos 26 parentes de políticos. Só no Rio Grande do Norte, foram 5 e na Bahia, outros 4.

Publicidade

Fora do Norte – Nordeste, o Rio de Janeiro é o estado que mais elegeu parentes. Foram 4 deputados federais.

Não foram incluídos na lista nomes como o do senador José Sarney, reeleito senador pelo Amapá. O senador foi considerado pelo Diap como a referência para estabelecer os vínculos com outros candidatos de menor expressão. No Maranhão, estado natal do senador, foi eleito o seu filho, Sarney Filho (PV).

Segundo os técnicos do Diap, esse fenômeno reforça a tese da circulação no poder, ou seja, de que a política nacional circula em torno de poucos nomes, sejam eles políticos que mantêm-se no cenário revezando-se em diferentes cargos ou seus parentes, "herdeiros" eleitorais e políticos.

Ainda de acordo com a organização, a "bancada dos parentes" comprova que o sobrenome é um fator que pode definir a eleição de um candidato.

Boa parte das relações familiares são facilmente identificadas pelo eleitor, através do sobrenome. No entanto, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar chama a atenção para casos em que esta identificação do parentesco fica prejudicada.

Publicidade

Um exemplo emblemático é o da filha do ex-presidente do PP e deputado cassado Pedro Correa. O ex-deputado é de Pernambuco, mas sua filha, Aline Correa, também do PP, foi eleita deputada federal por São Paulo. Seu desempenho não foi excelente, mas Aline foi eleita graças à grande votação de Paulo Maluf, o candidato mais votado no estado.