Uma manobra da bancada governista adiou para esta quarta-feira (29) a votação da proposta de emenda constitucional (PEC) que proíbe o nepotismo no Paraná. Para que fosse aprovada ainda nesta terça (28), eram necessários 33 votos, mas somente 28 dos 54 deputados estaduais estavam presentes.

CARREGANDO :)

Por falta de quorum, principalmente de deputados estaduais do PMDB e de partidos aliados, o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), decidiu derrubar a sessão, que durou quase quatro horas, e transferir a votação da polêmica emenda.

Nenhum dos deputados do PMDB, PP, PTB e PL compareceu. Contrariado com a manobra governista, Brandão afirmou que irá colocar a emenda em votação quantas vezes for preciso até que se consiga quorum. "Vão (os deputados) ter que votar. Sim ou não mas terão que votar", disse o presidente em entrevista ao ParanáTV.

Publicidade

A PEC antinepotismo proíbe a contratação de parentes de até segundo grau por quem tem um cargo nos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e também na administração indireta.

O governador Roberto Requião criticou o projeto. Ele trabalha para que seja aprovada outra proposta, de sua autoria, que proibiria também que o ocupante de um cargo público contratasse parente de outro, o chamado nepotismo cruzado. Porém, a proposta governista só entraria em vigor em 2007. Na PEC da Assembléia, parentes teriam que ser afastados em até 180 dias.

"Eu apresentei uma lei que é para valer. Votem a minha lei e ela será cumprida. Agora não me venham com tapeações de véspera de eleições. Nem venham com pilantragem de deputado que propôs a lei. Se votaram a minham estarão dando exemplo ao país", finalizou o governador que possui parentes em altos cargos.

A sessão, que foi bastante tumultuada, chegou a ser suspensa por breves minutos para que os sindicalistas, professores, representantes da Associação dos Magistrados e do movimento sem-terra que lotaram as galerias se acalmassem.

Veja a relação dos deputados que compareceram nesta terça-feira no plenário da Assembléia Legislativa do Paraná

Publicidade

Assista como foi o movimento na Assembléia na reportagem em vídeo do ParanáTV.

Veja também
  • Governador propõe emenda antinepotismo
  • Deputados do Paraná aprovam lei antinepotismo